Boas-Vindas

Bem-Vindo(a) ao XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Em nome da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, gostaria de vos convidar a participar no XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa (CCDEFPLP 2023), que decorrerá na enigmática cidade de Coimbra, Portugal, de 26 a 28 de janeiro de 2023.

Este evento de carácter científico e profissional é organizado a cada dois anos e destina-se a professores, educadores, estudantes, treinadores e técnicos de exercício físico, bem como a académicos na área das Ciências do Desporto e Educação Física, oriundos do espaço da lusofonia. O congresso, cuja primeira edição remonta ao ano de 1979, surgiu da iniciativa de um conjunto de distintos académicos portugueses e brasileiros que sentiram a necessidade de criar um espaço regular de reflexão, debate e discussão multicultural, no espaço lusófono das Ciências do Desporto e Educação Física, e tendo a língua portuguesa como principal elo de ligação.

Atualmente, o congresso tem como principal objetivo promover e facilitar o intercâmbio entre os diferentes países e as diferentes instituições de ensino superior, no espaço da Lusofonia, promovendo e facilitando a cooperação, a formação académica e profissional bem como o estabelecimento de pontes de ligação para a cooperação e para a investigação na área das Ciências do Desporto e Educação Física, em língua portuguesa.

A Universidade de Coimbra, Alma Mater da Universidade de Língua Portuguesa, criada em 1290, é uma das universidades mais antigas da Europa, tendo sido distinguida em 2013 com a inclusão na lista de Património Mundial da UNESCO. A sua mais jovem Faculdade, a de Ciências do Desporto e Educação Física, tem a honra de organizar este importante evento, o qual decorrerá integrado no âmbito das comemorações do 30º aniversário da criação da Faculdade.

Assim, gostaria de convidar todos os colegas docentes, investigadores, estudantes, professores, treinadores e restantes profissionais da área das Ciências do Desporto e Educação Física a participar neste evento que estamos a preparar com o máximo cuidado e empenho, oferecendo um programa científico de excelência, com momentos importantes de interação, de troca de ideias, de experiências e de conhecimento, bem como um envolvimento agradável e de sã confraternização académica e desportiva.

Na qualidade de responsável pela instituição organizadora do evento, gostaria de destacar o excelente relacionamento e cooperação existente entre todas as entidades envolvidas, com um agradecimento muito especial a todos os nossos patrocinadores, sem os quais o evento não seria possível.

Vemo-nos em Coimbra em janeiro de 2023. Até breve!

Professor Doutor José Pedro Ferreira

Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

Mensagem do Presidente do Congresso

Caras(os) Professores, Investigadores, Estudantes, Técnicos, Dirigentes e demais Agentes da área da(s) Ciência(s) do Desporto e Educação Física dos Países e regiões de Língua Portuguesa:

 A FACULDADE DE CIÊNCIAS DO DESPORTO E EDUCAÇÃO FÍSICA da Universidade de Coimbra, vai promover, de 26 a 28 de janeiro de 2023, o XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa, com o tema  “EDIFICAÇÃO INTEMPORAL DO DESPORTO”.

É uma enorme honra para a Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física organizar este evento, pela segunda vez.

Após um longo período pandémico, este congresso emerge como uma oportunidade única para refletir, debater e projetar as Ciências do Desporto e a Educação Física, visando redefinir o futuro, no plano científico e académico. Esperamos que, no próximo ano, todos nós possamos interagir, trocar experiências e ideias, compartilhando, deste modo, trabalho em rede e conhecimento num ambiente pedagógico e acolhedor.

O debate permitir-nos-á abordar vários aspetos de índole profissional, que estão relacionados com a área do “DESPORTO”.

Tendo plena consciência das dificuldades e exigências impostas pelo contexto atual, será importante a presença de todos que fazem parte do mundo lusófono, para que a sua voz seja cada vez mais ativa no concerto universal da(s) Ciência(s) do Desporto e Educação Física.

Para tanto, almejamos promover a qualidade deste congresso, que reunirá várias gerações de investigadores e professores de forma a protagonizar momentos de partilha, debate e análise de diferentes perspetivas em torno de um vasto leque de temas de interesse comum, mormente numa visão renovadora e edificante do DESPORTO.

Este será também um marco histórico muito importante para a nossa Faculdade, pois em 2023, terminaremos as celebrações do seu 30º Aniversário. Para assinalar este ponto, faz parte do programa um momento dedicado à celebração, com a realização de um vasto leque de conferências com ilustres convidados nacionais e estrangeiros.

Professor Doutor Vasco Vaz

Sub-Diretor da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra

Mensagem do Sr. Vice Reitor da Universidade de Coimbra

Estimados participantes,

A Universidade de Coimbra, mais antiga universidade da lusofonia, assume, desde 1290, o estatuto de alma matter da língua portuguesa. Cumulativamente, a UC tem-se vinculado ao reconhecimento enquanto universidade global, dedicando-se intensamente à investigação, já que esta é uma condição imposta pelo reconhecimento enquanto instituição universitária.

A combinação dos fatores acima descritos faz com que a nossa Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física se constitua como uma justa e merecida anfitriã do XIX Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa em janeiro de 2023. Já em 1995, aquando da primeira organização deste congresso em Coimbra, a riqueza da partilha de experiências e saberes marcou, indelevelmente, o início da construção do edifício de competências da FCDEF e espera-se que esta segunda edição em Coimbra, complemente essa (permanente) construção, agora na consolidação que os 30 anos permite.

A interação entre a universidade e a cidade Coimbra, tantas vezes consagrada na expressão Univers(c)idade, será um palco perfeito para a partilha de conhecimento, de experiências pessoais e de desenvolvimento de networks, aspetos que são cada vez mais prementes no desenvolvimento da ciência.

Desejo a todas e a todos um excelente congresso e que possam ver na Universidade de Coimbra, agora e no futuro, um permanente indutor de conhecimento, assim como da sua partilha.

Até breve.

António Figueiredo

Vice-Reitor da Universidade de Coimbra

Sessão de Posters 4

P24

As implicações da Hélice Quádrupla para o esporte e educação física

Carla isabel Paula da Rocha de Araujo

P25

Evolução da Prática Desportiva no Concelho de Castro Daire

Horácio António de Aiva Ribeiro

P26

Categorias de Base e sua relevância para o Futebol

Carla Isabel Paula da Rocha de Araujo

P27

Efeito do treinamento pliométrico no desenvolvimento da força explosiva em crianças

Clemente Afonso Matsinhe

P28

Análise cinemática entre encestar e falhar no lançamento em suspensão no
basquetebol

André Caseiro

P29

Efeitos da poluição particulada na aptidão cardiorrespiratória de jovens futebolistas
espanhóis

Alfonso Castillo-Rodríguez

P30

Efeito Da Associação Da Quantidade De Sono E Atividade Física Na Tensão Arterial E IMC

Ana Carvalhinho Silva

Sala Rui Alarcão

Sessão: Atividade Física

Moderador: Raul Martins
18:00h | CO1

A Variação da Atividade Física Moderada-a-Vigorosa Semanal em Estudantes do 3º Ciclo e Secundário

Élvio Rúbio Gouveia

18:15h | CO2

Componentes do comportamento de movimento 24 horas e fatores de risco cardiometabólico: Uma perspectiva de rede

Daiani Cristina Rech

18:30h | CO3

Variação decenal dos níveis de atividade física avaliada por acelerometria: estudo em adolescentes escolares femininos

Luísa Mesquita

18:45h | CO4

Identificação e validação de um novo modelo em machine-learning com aplicabilidade em fisiologia do exercício e medicina

Pedro Afonso Valente

19:00h | CO5

Hemodinâmica, Fisiologia Cardíaca e Exercício

Inês Noronha Cipriano

19:15h | CO111

A autoavaliação como instrumento de aprendizagem dos alunos: uma experiência pedagógica na formação para a docência

Mariana Carvalho Correia de Melo

Sala Rui Alarcão

Seminário Sprint-IPVC: Investigação Aplicada no Desporto

Moderador: Filipe Clemente
12:00h | CO83

Consumo de suplementos desportivos em atletas de trail running

João Lemos
12:15h | CO84

Estudo exploratório das relações de dependência entre ingestão de hidratos de carbono e desempenho locomotor de jovens futebolistas em treino e jogo

César Leão
12:30h | CO85

Comparação de duas ferramentas de medição de pregas cutâneas na avaliação da massa gorda de jovens adultos

César Leão
12:45h | CO86

O PACETECH na definição do ritmo de corrida durante o teste Vaivém

Rui Miguel Silva
13:00h | CO87

Alterações na carga de treino em períodos congestionados: Um estudo em jogadores de futebol profissional

Rui Miguel Silva
13:15h | CO113

Estudo descritivo da disponibilidade energética em jovens futebolistas ao longo de um microciclo de treinos 

César Leão

 

AEUC

Sessão: Treino-Natação

Moderador: Luís Rama
12:00h | CO88

Variabilidade da frequência cardíaca de muito curta duração como avaliadora da carga interna em jovens nadadores

João Rodrigues

12:15h | CO89

Análise descritiva da eficiência do nado por meio de sua relação com a frequência de ciclos e pico de fluxo inspiratório

Adrián Feria Madueño

12:30h | CO90

O Fluxo Inspiratório Máximo como ferramenta para o controle das cargas de treino na natação

Adrián Feria Madueño

12:45h | CO91

Análise descritiva do desempenho em nadadores utilizando tecnologia para avaliação funcional dos músculos respiratórios

Germán Monterrubio

13:00h | CO92

Previsão da velocidade máxima de jovens nadadoras com base em indicadores cinemáticos, de propulsão e de arrasto

Mafalda Pamplona Pinto

13:15h | CO93

Avaliação do potencial WHO-5 na monitorização do treino em nadadores ao longo de um macrociclo

João Viola

 

 

Sala 56

Sessão: Pedagogia

Moderadora: Luísa Mesquita
12:00h | CO94

Expedição em autonomia -Um contributo para a formação de Guias da Natureza na Universidade da Madeira

António João Apolinário Pereira

12:15h | CO95

Educação Física escolar brasileira: conteúdos da prática pedagógica na Rede Federal de ensino

Franciane Maria Araldi

12:30h | CO110

Avaliação em Educação Física: práticas experimentadas pelos alunos no ensino secundário português.

Paulo Renato Bernardes Nobre
 
12:45h | CO112

A autoavaliação dos alunos: sua conceção e desenvolvimento por professores estagiários de Educação Física

Elsa Ribeiro-Silva
 
 

Biblioteca

Sessão: Sociologia

Moderador: Miguel Fachada
12:00h | CO99

Mulheres Futebolistas no Brasil: constantes disputas por reconhecimento e atuação profissional

Thaís Rodrigues de Almeida

12:15h | CO100

Motricidades do Sul: Contra o Desperdício da Experiência 

Conrado Marques da Silva de Checchi

12:30h | CO101

A Educação Física Escolar e as Representações de Gênero: Análise a partir da Rede Municipal de Ensino de São José (Santa Catarina – Brasil)

Thaís Rodrigues de Almeida

12:45h | CO102

As relações de sócios inativos com um Clube Social e Esportivo do Pará

Carla Isabel Paula da Rocha de Araujo

13:00h | CO103

Representações Sociais no campo da Saúde: a percepção do profissional de Educação Física no atendimento da população LGBTQIA+

Giselle Borsato Moreira

13:15h | CO104

Cartografia social, lazer e esporte na natureza: Campinas/São Paulo

Silvia Cristina Franco Amaral

Sala Mestrados

Sessão: Autonomia e movimento em populações idosas

Moderador: Alain Massart

12:00h | CO105

A Aptidão Funcional e o Risco de Quedas em Pessoas Idosas

Élvio Rúbio Gouveia

12:15h | CO106

Prevalência de Fragilidade em Idosos: Resultados Preliminares do Projeto M&M – Maiores em Movimento

Diogo Luís Marques

12:30h | CO107

Utilização da força de preensão manual como indicador de diminuição de massa muscular apendicular em idosas

Claudia Regina Cavaglieri

12:45h | CO108

Aspectos sociodemográficos e a presença de comprometimento cognitivo em idosos residentes de um município do Brasil

Saulo Vasconcelos Rocha

12:45h | CO109

Teste de sentar e levantar da cadeira como discriminador do comprometimento cognitivo em idosos

Saulo Vasconcelos Rocha